Animação: Pipeline e ferramentas

Organização e gestão de projetos de animação

Relacionado com: {Apontamentos...} {Wiki Pessoal}

Etiquetas: #Animação

AVISO: este conteúdo não é final, estando sujeito a modificação (que pode ser constante).

Na criação de um projeto de animação, além da parte criativa, a forma como o projeto é organizado também é muito importante. Uma boa infraestrutura, detalhada e documentada, permite que toda a equipa saiba onde procurar e como trabalhar sem grande atrito.

Nomenclatura

Estrutura do projeto

Para melhor organizar as pastas do projeto, este deve ser estruturado da melhor forma que se enquadre com a complexidade e com a tipologia do projeto. Aqui fica um exemplo modelo que pode ser usado para organizar o projeto.

project folder:

planning/
├── calendar/
└── docs/
press/
project/
├── edit/
│   ├── assets/
│   │   ├── misc/
│   │   ├── music/
│   │   └── sounds/
│   └── edit.ext
├── graphics/
│   ├── credits/
│   ├── others/
│   └── titles/
├── pre/
│   ├── animatic/
│   ├── design/
│   │   ├── chars/
│   │   ├── colors/
│   │   ├── env/
│   │   └── props/
│   ├── dev/
│   │   ├── moodboards/
│   │   ├── others/
│   │   └── references/
│   ├── screenplay/
│   └── storyboard/
├── production/
│   └── shots/
│       └── shot_code/
│           ├── animation/
│           │   ├── chars/
│           │   ├── env/
│           │   └── props/
│           ├── compositing/
│           ├── layout/
│           ├── chars/
│           ├── env/
│           └── props/
├── render/
│   ├── export/
│   └── frames/
│       └── shots/
│           └── shot_code/
└── tools/

Neste exemplo, existe o ficheiro de edição relativo ao projeto todo em edit/edit.ext (.ext é a extensão do software usado para o efeito). Por exemplo, tendo em conta o caminho relativo da pasta edit/, na edição do animatic, o edit.ext irá à pasta ../pre-production/animatic/ buscar os elementos; ou, para buscar os renders finais, irá buscar nas pasta ../renders/frames/shots/shot_code/ a sequência de imagens; já quando estiver a exportar o ficheiro final (um vídeo, por exemplo, será exportado para a pasta ../render/export/.

O animatic não necessita, como dito acima, ser editado no ficheiro edit geral, pode ter a sua pasta de projeto na pasta pre/animatic/, pois, grande parte das vezes, o ficheiro de animatic pode ser simples, como pode ser complexo, tendo várias faixas e, por isso, no ficheiro de edição geral, este é melhor ser limpor e conter apenas o render final do animatic.


Na estrutura das imagens "fixas", como fundos, adereços, que não são animações, este material deve estar organizado na pasta production/shots/shot_###/lib, onde dentro de lib, contém material desde ... [repensar nesta parte, para uma organização que faça mais sentido].

Software

Na produção da animação, serão necessários um conjunto de softwares para ajudar na criação do projeto em si, mas também no seu planeamento, gestão e edição. Ficando aqui uma lista de softwares livres que podem apoiar na criação do projeto.

Para a infraestrutura, é importante haver software para gestão da produção, especialmente na parte de "production tracking" e "assets managamente".

Ferramentas